Uma vez LICEU...sempre....LICEU

Uma vez LICEU...sempre....LICEU

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O LIVRO E A BIBLIOTECA ESCOLAR...




Um livro é, na verdade, capaz de nos fazer chorar de alegria, de tristeza, de raiva. É capaz de nos transportar nas asas do sonho e da fantasia. É capaz de nos pôr a pensar sobre nós próprios, sobre o mundo e a sociedade em que vivemos, sobre a a vida!
É por isso que vale a pena recordar o escritor argentino Jorge Luís Borges, Prêmio Nobel da Literatura: “Convém manter o culto do livro. O livro pode estar cheio de coisas erradas, podemos não estar de acordo com as opiniões do autor, mas mesmo assim conserva alguma coisa de sagrado, algo de divino, não para ser objeto de respeito supersticioso, mas para que o abordemos com o desejo de encontrar felicidade, de encontrar sabedoria.”
Daí que seja tão grande a responsabilidade de uma Biblioteca Escolar, nomeadamente em termos de motivação e de criação de hábitos de leitura. Esta é uma das chaves mais seguras para a promoção do sucesso pessoal e coletivo, porque um bom leitor é, com certeza, um espírito lúcido, uma mente criativa, um cidadão com horizontes, uma pessoa com autonomia e valor(es), um homem com futuro…
É, aliás, para a promoção desta força arrebatadora do verbo que existem as bibliotecas escolares, porque há prazeres que não podem ser dispensados... e que a Escola e a Família devem promover, desde a mais tenra idade.
Autor:Desconhecido

3 comentários:

  1. Arlete, você não pode imaginar a felicidade que me dá sua iniciativa... Mais um Blog sobre Biblioteca e principalmente uma Biblioteca Escolar pública é como um fôlego de vida soprado num imenso marasmo.

    Acredite, uma andorinha só não faz verão, mas pode semear um jardim inteiro para a primavera.

    Parabéns!
    Cris.

    ResponderExcluir
  2. Está ótimo! Adorei! Vamos ter matéria para o ano todo...

    ResponderExcluir
  3. adooooooooooooooro pegar livros nessa biblioteca e agora com o professor Augusto Melo vou frequêntar ainda + e cada vez mais

    ResponderExcluir